quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Parabéns ao Quilhas

É engraçado como se cria uma cumplicidade especial entre os membros da Tribo das Ondas. Os membros da tribo têm um brilho especial nos olhos e identificam-se à distância. Os membros passam os dias a pensar no mar, são mais descontraídos e ao fim-de-semana perdem a vontade de ficar na cama. Os membros identificam-se com grande facilidade. O Quilhas é um dos mais genuínos membros da tribo que conheço. Todos os dias falamos de ondas, discutimos os resultados como se fosse bola e às segunda-feiras, mais ao menos de manhã, a primeira frase é sempre a mesma: "Então, surfaste?"
Todos os dias se nota que o Quilhas tem saudades do tempo em que a regularidade no mar era maior.

Mas o grande motivo da quebra de regularidade do Quilhas faz hoje um ano de vida. É linda e já nasceu surfista. Quando a vi, estava a rir dentro de uma pequena banheira bem atestada de água. Pela posição parece-me que vai ser bodyboarder, mas o pai insiste que não ... Não engana.

É estranho, mas há coisas bem mais importantes que as Ondas. E ainda bem.

Aqui fica a prenda para a pequena Leonor.



Bons Tubos

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Round II - Gold Coast

Estive a ver o heat do Saca. Depois de ter sido eliminado por dois wild cards, restava-lhe o segundo round para tentar continuar em prova. Quando chegou a altura, Tiago Pieres até fez os 2 primeiros pontos do heat, mas um tal de Leonardo Neves fez 12.50 em duas rápidas ondas. A seis minutos do fim, ainda fez uma de 4.50, mas o brasileiro respondeu com a melhor onda da luta - 7.00. Foi triste: no final, desesperado, o tuga rematou a sua última onda com uma queda.

Vou resistir à tentação de dizer: cada um tem o que merece. Vamos esperar que recupere o ritmo.

Bons Tubos

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cuidado: Havaiano voador

Há gajos que quando estão na água deviam estar assinalados. No caso do Hubb, deixo a dica: Cuidado - Havaiano voador



Bons Tubos

Respeito

Quem anda assim numa onda merece respeito.




Bons tubos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A conversa do Saca II

SACA FAZ DECLARAÇÕES POLÉMICAS SOBRE O BODYBOARD

Declarações polémicas de tiago pires suscitam revolta na comunidade bodyboard portuguesa.

20-02-2008

Foi na edição de 30 de Janeiro do Jornal Desportivo, vocacionado para o Futebol “ A Bola”, que Tiago Pires ao conceder uma entrevista teceu algumas palavras menos simpáticas à modalidade de Bodyboard!

Tiago Pires referiu-se ao bodyboard como sendo um desporto em queda e sem grande futuro. Chegou ainda a afirmar que até gosta de ver alguns campeonatos, talvez porque os seus praticantes usem barbatanas e se assemelham a “patinhos”.

Estas criticas de Tiago Pires foram ainda mais tidas em consideração, pois em declarações há umas semanas atrás à imprensa especializada o octacampeão mundial de Surf, Kelly Slater, referiu-se de uma forma bastante positiva a esta modalidade !!

O campeão Nacional de Bodyboard Hugo Pinheiro não se conteve e em declarações à BBTotal afirmou o seguinte :

“.... Quando um jornal como a bola dá atenção a desportos menores ou secundários como os nossos e vem uma pessoa como o saca, ridicularizar um desporto que á vista dos leitores do jornal se inclui nos desportos de ondas e que está no mesmo saco que o surf... acho que fez uma figura ridícula.... Ontem vi mais uma entrevista do kelly slater a elogiar o ben player e ainda há bem pouco tempo passei umas semanas com o joel parkinson no Havai onde se fartou de elogiar atletas de bodyboard e a falar da sessão de tow in em que rebocou o mitch rawlins na Tasmânia. Depois de ouvir estes comentários de pessoas que sempre admirei sinto-me triste de ver um compatriota meu a fazer estes comentários tão pouco humildes, sabendo que no seu pais o bodyboard é bastante popular e que existem atletas entre os melhores no mundo neste desporto".

IN BB Total

Com o prestígio vem responsabilidade. Todos deviam conhecer esta regra. O rapaz Pires devia conhecer as regras do jogo antes de ter começado a dar entrevistas como o maior surfista português de todos os tempos.
A qualidade Surf de cada um, tal como acontece no Bodyboard, não depende exclusivamente do que se faz na água. É preciso ter alma, respeitar as pessoas com quem se partilha o line-up e respeitar a Onda. Saca deixou-se envolver por um mito de pés de barro e não ganhou nada com isso. Só lhe precipitou o fim. Com ele, estavam surfistas e bodyboarders. Agora, ficou mais sozinho.
Quando a figura mais mediática dos desportos de ondas nacionais usa um discurso preconceituoso, antiquado e ignorante (Será que ele sabe o que é ficar em 4ª em Pipeline?), ninguém lucra. Ele perde popularidade e com isso torna-se menos rentável para as marcas que lhe sustentam os mimos. Será que por esta altura para o ano, quando estiver a dar entrevistas a sites de amigos a explicar o que correu mal no WCT vai mandar mais bocas? Será que a TMN vai continuar a sustentá-lo quando perceber que a figurinha ofendeu metade da população nos line ups nacionais?

Se o surf se medisse pelo nível revelado fora de água: o Saca estaria neste a tentar um take off numa etapa do Campeonato Regional da Praia da Rainha, com ondas de 0.2m e vento on-shore. O prémio seria de consolação: uma prancha de Bodyboard.


Bons Tubos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Parabéns

A Rita Pires foi a Pipeline ficar em segundo lugar. Não é uma liga de qualificação, uma etapa menor ou tinha o apoio do público para dar motivação. Estava na praia mais concorrida do Mundo, contra as melhores atletas do Mundo e em ondas que só favoreciam quem melhor as conhecia. Directamente de um baixa forçada na Micronésia, a menina da Costa da Caparica foi lá, em bom português, partir a loiça toda.



Bons Tubos

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ondas grandes

Gosto de ondas grandes, mas irrita-me a modinha do tow in. Ver gente a ser rebocado numa descida de três metros de água deprime-me. As regras são simples: com moto só em mar verdadeiramente gigante.



Mas mesmo assim, a braços tem outro mérito.





Bons tubos

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A aposta



Numa semana em que a tropa tuga invade Pipeline, em que o Bodyboard - graças ao Special Edition, ao Miguel Barreira e ao Silvano Lourenço - esteve como nunca na boca do Mundo e em que o Esponja - ainda que de forma pouco ortodoxa - desfez a sua primeira prancha, o principal acontecimento foi uma aposta.

Os autores deste blog e um companheiro das ondas, fizeram um pacto que agora se torna oficial. A partir deste momento, nas surfadas em conjunto cada tubo vale um prato de ameijoas. A este grupo, estou convencido que ainda se vai juntar mais um ...

Nas surfadas, não há nada melhor que estar dentro de um cilidro de água. A seco, são poucas as coisas melhores que estar rodeado de amigos a falar das ondas "registadas". E se na mesa estiver um prato de ameijoas ...

Dois videos só para matar o bichino da semana em que eu regresso (oficialmente) ao mar ...






Bons tubos

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Os reis da rainha

Pipeline é a rainha das ondas. Ok, talvez Teahupoo seja mais perfeita, concedo, mas nenhuma vaga é tão celebrada, tão fundamental na história de todos aqueles que descem ondas como Pipe.

A uma semana da prova inaugural do Mundial de Bodyboard, com uma pequena mas valorosa delegação de tugas a baterem-se com os melhores, nada como uma pequena lição do que é Pipeline por um dos "locals".

Um vídeo repleto de quilhas mas onde não falta a menção ao Rei das esponjas.



Bons Tubos

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bodyboard no World Press Photo




O fotógrafo Miguel Barreira ganhou o 3º prémio do World Press Photo com uma foto feita no Nazaré Special Edition. Parece-me a mim, que o "patinho" em causa, o puto Jaime Jesus, acaba de conseguir algo que o rapazola dos anúncios nunca conseguirá: uma foto que vai estar, literalmente, em todo o Mundo.

Parabéns

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Falta de nível




"Desporto na água para mim começou no surf. O bodyboard está em queda, mas até gosto de ver algumas provas. Talvez por usarem barbatanas. Parecem uns patinhos"

Tiago Pires in A Bola

Tenho pena de não ter encontrado uma citação recente de Kelly Slater em que falava de "respeito" pelos bodyboarders.

É por essas e por outras que um é oito vezes campeão do Mundo e o outro, apesar de ser um surfista cuja prestação desportiva até admiro, nunca há de passar de mais um. Porque a grandeza até nem são os títulos...é outra coisa.