sábado, 28 de fevereiro de 2009

O 'Circo' voltou

Nunca percebi bem porquê, mas nos jornais a Fórmula 1 é conhecida como o Grande Circo. A verdade é que os milhões, os carros e os espectadores fazem da Fórmula 1 o maior campeonato do automobilismo mundial. Nos países visitados, o ambiente de cada Grande Prémio é descrito como se fosse um campeonato do mundo de futebol. Nas pistas o nível é requintado.

Recomeçou na Austrália o WCT. Kelly Slater e companhia estão de volta ao mar e as diferenças voltam a tornar-se evidentes. Em Pipe, o webcast era risível. Má imagem, comentários interrompidos - mas bem melhores que no ano passado - e realização miserável. Nos últimos dias vi muitos planos da areia e nuvens havaianas...

No WCT, a divisão é outra. Dois comentadores, realização à moda da ESPN e artistas de gabarito, tanto nas ondas como na areia. O Surf está transformado num campeonato profissional e o nível nunca foi tão alto. No Bodyboard ainda se vivem tempos amadores. O Surf é sustentado pelas maiores empresas do Mundo e a dimensão da audiência até já justifica que se façam avisos politicamente correctos. Naturalmente, o webcast até já tem pausas para anúncios

O Kelly Slater - que passou com um heat banal- continua com estatuto de Deus. Os comentadores ficam húmidos só de o ver apanhar uma onda e nem precisam que os juízes a valorizem para o elogiar. Este ano, a novidade é que, ao melhor estilo dos Air Jordan, o Slater está a surfar numa prancha que ele próprio shapou. Quanto tempo para as ver à venda no Colombo? Para aumentar o estatuto de extraterrestra, o senhor dos 9/10 títulos mundiais anda com mais uma quilha que todos os outros Quilhas.

Quem viu a final do Grand Slam em Pipeline, sabe que não faltam extraterrestres na água. Ryan Hardy e Pierre Louis Costes, partiram, literalmente, a loiça toda. O Ben Player, parece, foi roubado e o Jeff Hubbard só conseguiu apanhar uma onda no heat dos quartos-de-final. No WCT vi ondas miseráveis a serem esmifradas até à última.

Para mim, fã de Fórmula 1 desde que me lembro de ver televisão, o que sempre tornou uma competição especial foi a classe dos pilotos. No mar, há Schumacher's dos dois lados. E afinal essa é a única parte que interessa.

O Grande Circo começou



Bons Tubos

3 comentários:

Anónimo disse...

estou embasbacado, a foto do topo está mais que genial

Anónimo disse...

Jaime Jesus, Praia do Norte, Special Edition 07. O fotógrafo, apesar de rapaz talentoso, é amador, a máquina é apenas razoável. Mas as condições naquele dia davam para isto.

Épico.

PS: E não fui eu o autor, mas ele que se acuse se quiser ;)

Anónimo disse...

Eu. LOL
Cocas