quarta-feira, 9 de maio de 2007

Guerreiros de Peniche

A entrada, logo a seguir à rotunda, não engana. Por ali, há Supertubos. Também por ali, há ondas que com mais de um metro e meio se tornam inacessíveis para a maioria dos homens das ondas. Em pé ou deitados, só os bravos se arriscam numa onda de que todos falam com à vontade, mas que poucos conhecem por experiência própria. Eu já tive a felicidade, e também a infelicidade, de conhecer todas as facetas da praia mais conhecida do país. Por isso, ganhei um respeito especial aos Guerreiros de Peniche.




Pequeno, grandinho ou gigante lá estão eles, sempre com mau feitio e sempre prontos para lançar um grito de aviso aos mais distraídos. Ali não se perdem ondas, dificilmente os lips sobrevivem para contar a história e se o tubo abrir o mais certo é eles andarem lá por dentro. Quando está grande, daqueles dias em que aparecem misteriosas dores nos joelhos, o espetáculo, a partir da areia, é garantido. A inspiração é que pode ser perigosa.

Bons tubos

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada, isto dito por um imprudente que pensou que a unidade métrica em Supertubos era igual à do resto do mundo...respeito. O metro pode ser igual, mas o quilo, puta que pariu, que onda pesada! O pior cagaço da minha curta vida marítima. Uma vénia aos penicheiros.