sábado, 19 de janeiro de 2008

Hino à estupidez



Ponto prévio: Esta não é uma história de localismo

Ponto prévio 2: Esta é uma história de estupidez

Um dia de metrão e vento leste na Costa da Caparica. Dia clássico em que "tubo" era a palavra do dia. Dia de celebração.

Local: Praia do dragão vermelho

Situação: Um grupo de bodyboarders concentrado no pontão da esquerda, aproveitando a onda mais cavada; surfistas na direita, aproveitando a onda mais longa.

De repente, uma discussão:

-- Baza daqui, não surfas aqui, baza, vai para o caralho!

Um bodyboarder que já vi naquela praia algumas vezes, um bom bodyboarder, diga-se, interpela um surfista.

Dropinou-o, pensei eu.

De repente, a altercação intensifica-se e o bodyboarder faz uma chave ao surfista, (um puto que nem 20 anos devia ter, enquanto o bodyboarder tinha para aí 30 e um grupo de amigos do seu lado) e submerge-o. Quando o puto finalmente emerge, os outros bodyboarders, que nem coiotes, juntam-se à festa e empurram o surfista dali para fora.

Estupefacto com o sucedido, passo pelo puto e pergunto-lhe o que se passou. Se tinha dropinado o outro "por acidente"...

"É pá, não, o gajo disse que eu não surfava um caralho e que tinha de bazar dali. Só lá estavam bodyboarders e não me queriam ali..."

Adoro bodyboard, sou louco por descer ondas e todos os dias me amaldiçoo por ter perdido tanto tempo até começar a surfar, mas juro que, naquele momento, me passou pela cabeça mandar tudo à merda.

O que é isto? Localismo? A infame rivalidade bodyboard-surf? Não, desculpem, mas isto é a raíz de todo o Mal. É a estupidez humana no seu estado mais puro. E fez-me náuseas. E nem as ondas perfeitas do dia me apagaram o gosto azedo que ainda tenho na boca.

O meu amigo Cocas, muito mais experiente que eu nestas andanças, diz-me que "costuma ser ao contrário". Caguei, o veículo em que se surfa, a cor da pele, a religião, o sexo, a preferência sexual, a nacionalidade... é tudo a mesma merda, a discriminação e a estupidez estão assim tão entranhadas no nosso código genético?

Vão todos à merda por estragarem uma manhã perfeita. E por matarem a magia. Ou esforçarem-se como o c... para o fazer.

Sem comentários: