terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O estado da nação

Nos últimos tempos a conversa tem sido animada pela exclusão do BB dos WSG. Será que ficámos a ganhar? Será que vamos conseguir organizar um evento semelhante, mas exclusivamente dedicado ao BB? Será que tal evento faz sentido? As dúvidas são muitas e todas pertinentes.

De todo este (mais um) triste filme, vejo apenas um grande prejudicado: a selecção nacional. Não é segredo que Portugal é um país de bodyboarders. O nível do surf nacional é fraco, as competições domésticas são desoladoras – quantos nomes é possível dar a um cut back? – e contam-se pelos dedos de uma mão os verdadeiros atletas de Surf. O “melhor de sempre” luta para que o deixem continuar entre os 45 melhores do Mundo e a última vez que foi notícia tinha sido esmagado em Pipeline por, dizia o Surfline, ter feito uma má escolha de prancha. No Bobyboard é diferente. Há mais competidores e mesmo com remunerações miseráveis os resultados aparecem. Hugo Pinheiro e Manuel Centeno são conhecidos e respeitados pelos melhores do Mundo, entre as mulheres a Rita Pires bate-se de igual para igual com as melhores e a próxima fornada já está pronta a sair. Gonçalo Campos e Dino Carmo, estão prontos e com o treino (€€) adequado vão certamente chegar longe. Na próxima edição dos WSG os resultados vão ser miseráveis, mas até adivinho o discurso: “Pouco podemos fazer contra australianos, americanos, brasileiros, ...” Eu comento já: “Há um desporto em que os limpamos com relativa facilidade e frequência, mas desse vocês não gostam ...”

Mas o maior problema do Bodyboard não está na água. A seco, a goleada do surf ao bodyboard continua a ser assustadora. As marcas sustentam qualquer menino que tenha uma prancha, a imprensa acompanha o mais miserável do feito – quantas vezes ouvimos no ano passado: “Saca foi repescado” – e a imprensa especializada é profissional. A falta de uma verdadeira revista e de um órgão federativo que reúna bodyboarders e que assegure o destaque a quem faz por o merecer são as duas maiores falhas do desporto em Portugal. A VERT é um esforço amador, mas é insuficiente. Textos que começam com o autor a pedir desculpa por escrever mal, fotos repetidas e, a característica mais irritante, anúncios a marcas que tudo fazem para sabotar o Bodyboard. É altura de juntar as tropas, de reunir as marcas de BB e de criar algo novo, forte, profissional e, sobretudo, EXCLUSIVAMENTE SUSTENTADO PELO DINHEIRO DO BB.

Se o Bodyboard ficou a perder com a saída dos WSG? Não sei, mas confesso que não estou muito preocupado com isso. Há problemas bem mais graves para resolver. Por exemplo: porque será que os atletas que não vivem em Lisboa ou no Porto não conseguem patrocinadores decentes?




Bons Tubos

6 comentários:

Anónimo disse...

o teu texto é pertinente...mas não concordo numa coisa.
Dizes que nos deviamos juntar e criar algo com o dinheiro do bodyboard? e eu pergunto-te. Existe dinheiro no bodyboard e só no bodyboard?

Anónimo disse...

Se há dinheiro para organizar campeonatos de surf com marcas de roupa a patrocinar, porque raio não há marcas de Bodyboard se o mercado é do mesmo tamanho? Um problema cultural? Surfwear soa melhor que bodyboard wear? O dinheiro está lá. Basta que o mercado se mexa.
Cocas

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue

Birro

Anónimo disse...

E despois ainda dizem que o bogriboard é mais soul que o surfe e que tem mais felling e que assim e assado como se essas comparaçoes inúteis servissem para alguma coisa A mentalidade do bb em portugal é treta e baseia-se nuns putos armados em parvos que tudo fazem para ser vistos, tipo bossitup. Conversa da treta este texto que escreves. Vai masé aprender a surfar e não te preocupes com os jogos olimpicos do boggie que isso não é para ti.

Joca, bobyboarder com 15 anos de ondas.

Anónimo disse...

Joca

Não estou muito esperançado que sirva de alguma coisa, mas aqui vai. O facto do BB ainda ser mais soul que o surf só se deve a um factor: há menos dinheiro e por isso menos gente a correr, ou a remar, pelo estrelato. Se isso é bom ou não é outra conversa ... A mentalidade - julgo que querias dizer cultura - do desporto não é, de facto, a melhor, mas o problema não são os putos - algum dos Bossitup te dropinou? - mas sim dos adultos que pouco fazem pela "causa".

Há uma coisa que sei: não podemos, nós bodyboarders - tu não sei - continuar a engordar as empresas de surf que recebem os nossos euros e depois despedem ou não apoiam os nossos melhores atletas.

Quanto à minha participação nos jogos olímpicos do "boogie", não te preocupes. Não faço tensões de participar. "Masé" - termo científico - a fazer BB que passo grande parte dos fins-de-semana. Queres um prémio por fazeres BB há 15 anos? Na volta não és o único...

Cocas

Anónimo disse...

Subescrevo!
Obrigada pela visita. Boas ondas!