terça-feira, 30 de outubro de 2007

A tua cabeça devia estar ali...


(...mesmo ao pé das quilhas)
Amigo Cocas
Excelente réplica. Infelizmente, isto não é um campeonato da IBA.

Ponto prévio. Já falei várias vezes com o Manuel Centeno e acho que é um tipo exemplar. Excelente atleta, bom aluno e bom carácter. Dentro de água, seja em provas ou no free-surf, é o que se costuma chamar um boa-onda.

Dito isto, não me parece de grande honestidade intelectual comparar duas realidades que, tirando o mar e as ondas, pouco têm a ver. Quando, quase disfarçadamente, referes que os euros são poucos, esqueces que esse facto não é acessório. É essencial. Por muito que te custe, não é o bodyboard que alimenta as receitas das marcas. Há 10 ou 15 anos, até eu acreditava que sim, tal o número de sapinhos (eu incluído) que chegava à praia de santalon. Tal como a realidade, porém, também evolui.

Por isso, repito, acho que não é muito correcto atirar com o ranking da IBA à cara do teu vizinho de blogue. Se te esforçasses mais um bocadinho, se calhar tinhas encontrado um português qualquer que ganhou uma prova numa modalidade qualquer, onde estavam gajos de 10 países, e que agora é campeão mundial não sei de quê.

O Tiago não fez 3 ou 4 campeonatos. Fez dezenas, ao longo de vários meses. E fê-lo ano após ano, contra os melhores de todo o mundo - e não são 10 ou 15 - são milhares. Ao menos respeita isso.

Até lá, vê lá se consegues mandar um cutback assim.

Sem comentários: