terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Uri Valadão e os melhores do Mundo

Tivemos Mike Stewart, o primeiro dos verdadeiros campeões, depois Guilherme Tâmega e Eppo com estilos bem mais agressivos. Tivemos campeões precoces (André Botha), campeões atrasados (Jeff Hubbard) e pelo meio não faltaram campeões com doutoramentos em estilo ou competição (Ben Player, Ben Severson, Paul Roach, ...). Com maior ou menor sucesso, a história do Bodyboard tem vivido à custa do carisma dos atletas com maior destaque e temo que se esteja a aproximar uma crise.

Eu nem sou particular defensor dos aussies, não acho que os Rawlins/Hardys e afins sejam Et’s – sim, o Player é um campeonato à parte -, mas não me chocaria se um deles acabasse a época em primeiro. Sou fã do Hubbard, do Tâmega e só tenho uma dúvida quanto ao Pierre Louis Costes: com que idade vencerá o seu primeiro título Mundial? Qualquer um podia ser campeão do Mundo que eu nem me importava. O Hugo Pinheiro, o Centeno ou o Silvano limparem um Mundial, isso sim seria motivo para celebrar.

Todos sabemos que as ondas deste Mundial estiveram longe de ser brilhantes, que é um crime decidir o que quer que seja naquelas ondas na Confital e que ganha quem melhor aproveita as condições nos diferentes campeonatos. Bem sei que a vitória do Uri Valadão é um sinal que qualquer dia podemos ter um campeão Mundial português – acabou-se a desculpa de não estarem habituados a ondas grandes ... – mas para já estou irritado! Não lembra a ninguém deixar um zuca marrequeiro ser campeão do Mundo!!! Bem sei, ganhou em Pipe, mas isso não chega. Não tem carsima e a única especialidade é sacar ARS em ondas que não existem.

Desde que faço bodyboard, e já lá vão uns 13 anos, é a primeira vez que vejo um campeão do Mundo que não faz parte dos melhores “artistas” do Mundo. Teorizem, gritem, insultem-me, mas façam a conta: Quem preferiam ver surfar, por exemplo, na Cave? Hubbard, Player, Tâmega, Hardy, Rawlins, PLC, King, Virtue, Stewart ou … o Uri?

Sim, estou irritado. É mais ao menos como se o C.Ronaldo tivesse perdido a bola de ouro para o Liedson...

O trágico último dia ...



E um descubra as diferenças

O Uri Valadão


e os melhores do Mundo


Hubb



Player



GT

1 comentário:

Anónimo disse...

tenho de concordar!

joao mendes